PRIMADO 07 COVAS DO BRASIL -  TEMPLO DE UMBANDA

"A verdade só está disponível para os despertos no espírito" (Sr. Exu 07 Covas)

"Eu não vim pra esclarecer, eu vim pra confundir". (Exu Mirim Tata Caveirinha)





"A vida é uma pergunta que você tem que responder". (Sr. Malandro Camisa Preta)





"Quando a vida está ruim, o Rosário é um simbolo que nos indica como buscar ajuda" (Pai Antonio de Angola).





"“Lá no sertão eu aprendi que a seca, a fome e a miséria não podem ser usadas para questionar a justiça divina, afinal, foi o homem quem maltratou a natureza, quem não repartiu o pão, quem maltratou uns aos outros” (Sr. Baiano Zé do Coco)






“A vida é alegre? A vida é triste? A vida é o que você é”. (Sr. Martim Pescador)
Textos

Medo

 
O medo paralisa nossas ações, obstrui nossos sentimentos, estagna as nossas vidas, e o mais grave, impede nosso crescimento. Quantas coisas deixamos de viver por temermos os fatos que decorrerão de nossas escolhas. Veja bem, acredito que a razão do nosso medo se deva, em maior parte, a nossa fragilidade intima: não estamos preparados para lidar com as decepções, com as frustrações, com os resultados negativos do meio do nosso caminho, somos frágeis demais, e por isso o medo é tão eficaz em nossas vidas.
 
Ou vencemos o medo ou certamente seremos vencidos por ele no amor, na vida profissional, nos relacionamentos com o próximo, nos estudos, na vida espiritual, etc. A vida espiritual entrava nossa vida em todos os aspectos, por que temos medo de nos expor e de sofrermos, frágeis que somos. Pra falar a verdade, somos parte de uma sociedade doente, débil, frágil, onde temos medo até mesmo da opinião do outro. Aliás, esse é um dos medos cotidianos de muitos de nós: a opinião do outro. Assim, alguns concluem: “melhor não me expor, afinal, o que outro vai pensar?”. Estamos, muitas das vezes, aprisionados dentro de uma prisão perpetua: nós mesmos.
 
O que vai fazer a respeito? Vai ler esse texto e vai dizer, “nossa, que texto bonitinho o Pai Jader escreveu”, ou vai falar, “realmente, preciso me reformar emocionalmente e mentalmente, senão continuarei limitado em minhas ações, e minha vida estará estagnada”. Pense a respeito. “Pai Jader, e o que a Umbanda pode fazer para ajudar”. Bem querido (a), talvez a pergunta não seja “o que a Umbanda pode fazer”, mas “o que você permitirá, dentro de seus medos, que a Umbanda faça por você”, compreende? Ora, muitos de nós também tem medo da Umbanda, logo, saber o que ela pode fazer não modificará, automaticamente, nada em nossas vidas. Saber não basta, é preciso colocar em prática. Ser umbandista de grupo de whatssap é fácil, basta dizer “bom dia”, “boa tarde”, “boa noite”, “saravá” (sem saber o que quer dizer), e outras coisas mais. Permitir que a umbanda te lapide diariamente é que é difícil...aquele velho probleminha: o medo, sabe?
 
A Umbanda tem duas linhas que nos ajudam muito, primeiro pelo que nos ensinam, segundo pelo que nos possibilitam fazer. A Primeira linha é a dos Caboclos. È uma linha que nos traz a CORAGEM para agir, a força, a pujança para abandonarmos a inércia e irmos a luta, em busca de nossos ideais, objetivos e sonhos. O Caboclo quando chega no terreiro bate no peito, bem no timo (sabe o que é timo?), que é a glândula ligada ao coração, ele bate e grita, e bate de novo. Sugestivo, não? Viu o que eu disse? O caboclo chega e bate no timo e grita...Ele faz isso porque é ali o centro de nossas emoções, vontades, sentimentos, desejos, e o centro que nos faz doentes ou saudáveis, e por isso ele bate ali, para espantar nossos medos, para curar nossos traumas, para esmagar nossos bloqueios, entende a mensagem que o caboclo nos dá quando chega no terreiro? O Caboclo quer nos doar a sua força, a sua CORAGEM, a sua pujança, porque ele sabe que se não for assim não iremos avante. Ao bater no peito, no meio do timo, ele está dizendo: “ACORDA, MEU FILHO! ACORDA, MINHA FILHA!”
 
Outra linha importante é a linha de Exu. Essa linha sabe transformar o que é negativo em positivo,  é uma linha que dá GARGALHADAS daquilo que venha para fazer mal, porque os exus sabem, por serem magistas por natureza, que tem a capacidade de converter todo mal em bem. Exu chega no terreiro e coloca sua cartola, e é como se dissesse: “MEU FILHO, PROTEJA SUA MENTE!”. Ele coloca sua capa e é como se dissesse: “MEU FILHO, ESTEJA SEMPRE PREPARADO PARA VENCER O QUE JÁ FICOU PRA TRÁS”, porque ele sabe que nossas experiências anteriores, frustrantes, traumatizantes, que nos bloquearam, nos paralisam as ações e nos levam a ruína. Ele pega seu tridente, e é como se dissesse: “MEU FILHO, VOCÊ TEM EM SUAS MÃOS UM TRIDENTE: POSITIVO, NEGATIVO E NEUTRO, O QUE ESCOLHE?”.
 
Quem me dera aprendermos com os Caboclos e com os Exus, seriamos outros no que tange a saber lidar com um medo. Quando passar por momentos de medo, lembre dos Caboclos a bater no centro do seu timo, no seu coração (não interessa se não é médium e se não incorpora). Quando parecer que o medo vai lhe dominar, lembre-se do Exu, com a sua cartola a proteger sua mente, com sua capa lhe cobrindo, com seu tridente te dando a possibilidade de transformar tudo. Não quer apenas se lembrar? Tudo bem. Firme uma vela verde aos caboclos, coloque cipó caboclo numa louça branca ou verde, e reze, peça axé, peça força, coragem, peça ousadia para seguir em frente. Não quer apenas imaginar o Exu? Tudo bem. Firme uma vela preta a Ele, uma quartinha (ou copo) com marafo, um charuto de boa qualidade, bata paó, reze e peça sua visão, sua maneira de lidar com as frustrações, equívocos e percas: GARGALHANDO, porque sabe que tudo isso é passageiro, e que está em suas mãos o poder de transformar tudo ao seu redor. Há muita coisa que se pode fazer na força dessas duas linhas.
 
E então, vai ficar com medo e se deixar dominar pelo temor? Isso é uma escolha que só você pode tomar, e eu rezo, e rezo muito para que tome essa decisão com a maior sobriedade possível, sem se deixar dominar pelo MEDO. Até porque, caminhando com Exu, você terá medo de que?
 
PAI JADER DE XANGÔ - PRIMADO 07 COVAS DO BRASIL - TEMPLO ESCOLA DE UMBANDA
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
Primado Sete Covas do Brasil Templo de Umbanda
Enviado por Primado Sete Covas do Brasil Templo de Umbanda em 08/08/2018
Alterado em 08/08/2018
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras