Desde o lançamento de seu primeiro jogo em 1996, Crash Bandicoot se tornou um dos personagens mais adorados dos videogames. Desenvolvido pela Naughty Dog, o jogo de plataforma apresentava um marsupial fofo, vestido com jeans e tênis, que lutava contra o malvado doutor Neo Cortex em busca de salvar sua namorada e seu mundo natal.

A história de Crash começou quando a Naughty Dog foi contratada pela Sony para criar um jogo que competisse com os famosos jogos de plataforma da Nintendo, como Super Mario Bros e Sonic the Hedgehog. Eles queriam criar um personagem que fosse diferente de tudo o que já foi feito antes. Eles optaram por um marsupial, um animal típico da Austrália, pois não se parecia com nada que já existia nos videogames.

No início, Crash Bandicoot foi chamado de Willy the Wombat, mas logo mudaram de ideia e decidiram que seria melhor criar um personagem que despertasse mais empatia nos jogadores. E assim, Crash Bandicoot nasceu.

O jogo fez tanto sucesso que se tornou uma das franquias mais populares dos anos 90. A história de sucesso de Crash resultou em vários jogos subsequentes e até mesmo em uma série de desenhos animados.

A segunda parte da história de Crash começou em 2001, quando a Naughty Dog vendeu a franquia para a Universal Interactive Studios. Eles decidiram que queriam dar a Crash uma nova aparência e contrataram novos estúdios para desenvolver novos jogos da série. A franquia continuou a ser bem-sucedida e Crash tornou-se um ícone dos jogos de plataforma. Em 2017, a série foi revitalizada com o lançamento do jogo Crash Bandicoot N. Sane Trilogy, que apesar de ser uma reformulação dos jogos originais, manteve a jogabilidade clássica que tornou a franquia popular no início da década de 2000.

Além do sucesso comercial, a franquia de Crash Bandicoot sempre foi elogiada pela jogabilidade inovadora e pelos personagens carismáticos. Seu sucesso só aumentou com o passar dos anos e ainda é um dos jogos mais populares de todos os tempos.

Em resumo, a história de Crash Bandicoot é a história de um personagem que se tornou um ícone dos jogos de plataforma. Sua popularidade continua a crescer e a cada novo lançamento, mais jogadores se apaixonam pelo marsupial mais famoso dos jogos eletrônicos.